CAMPANHA SALARIAL 2018
O IBGE divulgou o índice do INPC medido no mês de julho, que serve de referência para as negociações salariais dos trabalhadores que tem data base no mês de agosto de 2018.
O percentual acumulado dos últimos 12 meses foi de 3,61%.
Quem trabalha na área de administradoras de consórcio, cobrança, recuperação de crédito, sociedades de advogados e Locadoras de máquinas e equipamentos de terraplanagem, tem data base no dia 1º de agosto de cada ano.
O SEAAC enviou e provocou os respectivos sindicatos patronais em junho de 2018, exatos 60 dias que antecede a data base, tendo ocorrido algumas reuniões de negociações com alguns sindicatos de patrões, mas sem que eles apresentassem nenhuma proposta ao nosso pedido de reajuste salarial de 6% (seis por cento), para os trabalhadores representados pelo SEAAC.
É fato de que a Reforma Trabalhista trouxe mais alguns entraves ao processo negocial, sobretudo, quanto a situação daqueles trabalhadores que não optaram por pagar a contribuição sindical e que se opõem a contribuir com a contribuição assistencial, optando de livre e espontânea vontade, pelo rompimento de qualquer vínculo com o sindicato profissional.
Entretanto, essa situação pode ser dirimida de forma mais transparente e direta, através de reuniões com os empregados não associados e não contribuintes, no âmbito de cada uma das empresas que tiverem o interesse em solucionar a questão da norma coletiva com mais rapidez, e não ficar na dependência dos passos de tartarugas comuns os sindicatos patronais de cobrança, sociedade de advogados, administradores de consórcios e locadora de máquinas de terraplanagem.
DATAS BASES DE MAIO E DE JULHO
Os empregados das empresas de Engenharia Consultiva, Casas Lotéricas, Comissários e Consignatários, Factoring e Comissárias de Despachos ainda não tiveram suas Convenções Coletivas assinadas devido a insignificância da proposta dos patrões e ou, pelo fato deles querem retirar direitos já conquistados pelo SEAAC a muitos anos atrás.
O SINCOESP, sindicato dos patrões de casas lotéricas e empresas de locações, quer aplicar um reajuste salarial de 2%. A data base é de 1º de maio e o INPC foi de 1,81% e a reivindicação do SEAAC é de reajuste salarial de 6%, com repercussão em todas as demais verbas pagas aos empregados vinculados ao sindicato.
O SINAENCO, sindicato patronal da engenharia consultiva, além de querer reduzir direitos dos empregados, pretende conceder reajuste salarial zero, ou seja, nada.
Os demais continuam negociando e agora, após a divulgação do índice do INPC do mês de julho de 2018, vamos pressionar para que eles apresentem propostas decentes para finalizar o processo de negociação, ressaltando que o SEAAC pode firmar acordo coletivo diretamente com qualquer empresa de qualquer segmento.
Voltar